Biografia Literária

Biografia Literária

VERA REGINA DA SILVA DE BARCELLOS denomina-se Vera de Barcellos nome profissional cultural, nasceu em Florianópolis, capital de Santa Catarina, em 17 de fevereiro de 1948.

            Aos doze anos de idade foi colocando no papel a sensibilidade de sua alma e hoje conta com dezenas de obras a serem lançadas.

Suas atividades literárias profissionais aconteceram em 1996, quando começou a participar de entidades literárias em Santa Catarina, Associação dos Cronistas Poetas e Contistas Catarinense.

Atualmente é acadêmica da Academia São José de Letras, da Academia de Letras de Biguaçu e acadêmica fundadora da Academia Desterrense de Letras,Academia de Letras do Brasil- SC/seccional Florianópolis, todas catarinense, mantém o título de neoacadêmica da Academia Brasileira de Poesia de  Petrópolis- Rio de Janeiro, da Academia de Letras e Artes de Goiás, da Academia Municipalista do Estado Do Rio Grande do Sul, , neoacadêmica e fundadora da Academia de Música, Letras e Artes de Salvador- Bahia e membro titular e Delegada Regional do Clube dos Escritores de Piracicaba em São Paulo e de outras Casas Culturais..

Editou em 1997 duas obras literárias “ Na luz ... a dor da saudade tua (poesias e poemas em segunda edição) e Cores poéticas em teu coração (quarta edição) e um DVD poético que acompanha suas apresentações literária e artística. Em março de 2005 lançou a obra infantil “ A ratinha orgulhosa e a solidariedade” em BH-MG, como coautora e em 2012, apresentou o lançamento do  Kit cultural comemorando os 150 anos de João da Cruz e Sousa, constando de uma obra literária simbolista, um  álbum CDs com 10 músicas de sua execução e composição  e um álbum de partitura, plenário Ulisses Guimarães em Brasília- Distrito \Federal

Em seu acervo literário mantém noventa e cinco  (95) coletâneas e  antológicas, colabora com sessenta e cinco jornais, revistas e boletins literários que compõe uma coletânea de quatro volumes no acervo particular e  nas Academias de Letra, que pertence.

Participante de concursos literários contando hoje com prêmio e troféu  em primeiro lugar (1997) e terceiro lugar ( 1999), Menção Honrosa, Honra ao Mérito, classificação por Destaque e outras honrarias  de nível nacional, como consta neste site. 

Em 23 de abril de 2002, em Sessão Solene, recebeu da Câmara Municipal de São José em Santa Catarina, a Comenda Mérito Cultural Josefense, em 18 de novembro de 2003 recebeu o Diploma do Mérito Consciência Cidadã em Brasília, Distrito Federal, e o Troféu Cruz e Sousa pela Academia Desterrense de Letras de Florianópolis- SC e em 2010 recebeu o Colar do Mérito Literário Haldmunt Nobre Ferraz do Clube dos Escritores de Piracicaba- SP. Em 2013 recebeu o Colar Poeta Célio G. da Silva, mérito literária da Academia de Letras do Brasil/SC, em 2014 recebeu no concurso Mulheres Notáveis o troféu Cecília Meirelles, do colunista Eustáquio Felix, em Itabira Minas Gerais; recebeu a comenda da Academia Di Letras y Artes de Valparaiso- Clile- El Arte Di Escribir Magnifica El Hombre, em comemoração aos 8 séculos da Língua Portuguesa a Comenda Castro Alves, por sua colaboração á Cultura Lusófona Mundial como também sua participação na Enciclopédia Artistas Contemporâneos Lusófonos, na mesma festividade, convidada e participação da Antologia Pablo Neruda e Convidados,pela LITERARTE- Associação Internacional dos Escritores e artistas. Em 2015 recebeu o Diploma e Medalha de Mérito Francisco Dias Velho, da Câmara Municipal de Florianópolis, por sua contribuição á comunidade, estado e País, nas artes, letras e ciências, recebeuCertificado de Incentivador da Cultura pelos relevantes serviços prestados à cultura palhocense, da Academia de Letras de Palhoça-SC.

Mantém até a presente data trinta e cinco (35) obras literárias registradas ( não lançadas) na Biblioteca Nacional Municipal  do Rio de Janeiro.

VERA REGINA DA SILVA DE BARCELLOS denomina-se Vera De Barcellos nome profissional cultural, nasceu em Florianópolis, capital de Santa Catarina, em 17 de fevereiro de 1948.

 

 

  --------------------- Uma pequena flor sorriu aos peregrinos do caminho

Seres estes que se encontravam no despertar da Consciência interior...

Um mesmo caminho, um mesmo jardim, estrelas faiscantes no coração de cada um...

 

 

 

 

Contato

Vera De Barcellos vera.de.barcellos@gmail.com